Romaria de Nossa Senhora das Candeias em Fevereiro

Visite Juazeiro do Norte durante a Romaria de Nossa Senhora das Candeias que acontece todos os anos em Fevereiro. Estima-se que esta seja a segunda maior romaria da cidade, após a Romaria de Finados, atraindo cerca de 400 mil pessoas

Não se sabe ao certo a origem dessa romaria. Acredita-se que o Padre Cícero, com a intenção de ajudar um artesão desempregado, pediu a população para comprar candeeiros para a procissão de Nossa Senhora da Luz. Com o tempo, a tradição se consolidou e tornou-se um importante evento religioso.

Os fiéis seguem em procissão pelas principais ruas da cidade com velas acesas em punho e recitando orações e cânticos religiosos. Ao fim da procissão os fiéis se aglomeram nas igrejas da cidade, principalmente nas igrejas de Nossa Senhora do Socorro e Nossa Senhora das Dores, para acompanhar missas especiais, prestigiar grupos folclóricos, degustar comidas típicas, entre outras atrações.

Apesar da procissão ter sido criada pelo Padre Cícero, as igrejas só puderam homenagear abertamente o Padre a partir da edição de 2016, quando a Igreja Católica finalmente se reconciliou com a tradição religiosa nordestina e concedeu perdão ao Padre Cícero, depois de desentendimentos causados pelo caso do “Milagre da Hóstia” no final do século XIX.

© 2016 - Panorama Hotel | Todos os direitos reservados | Criado e Desenvolvido por Natalia Soares